Saltar para o corpo principal da página

Mesmo com chuvas acima da média, produção de silagem avança em Maximiliano de Almeida

Data: 29/01/2015

Mesmo com chuvas acima da média, produção de silagem avança em Maximiliano de Almeida

A chuva que vem abençoando a agricultura na região também dificulta o trabalho no campo, especialmente quando se trata da produção da silagem das lavouras de verão. A Secretaria de Agricultura de Maximiliano de Almeida está conseguindo minimizar o problema das chuvas com organização e contratação de serviços terceirizados.

De acordo com o secretário de agricultura, Sérgio Bernardi, o trabalho é intenso, muitas vezes à noite e nos finais de semana, “a gente terceirizou dois tratores com ensiladeira e nós temos mais dois, a gente está fazendo direto. A gente tem um esforço muito grande dos nossos operadores que inclusive estão fazendo (silagem) nos finais de semana, muitas vezes à noite também para conseguir atender a todos”, comenta.

Neste ano a procura pelo trabalho das máquinas da prefeitura para a produção da silagem está sendo muito expressivo, “de todos os anos, este foi o maior, teve mais de noventa pedidos de silagem para o mês de Janeiro. Nos outros anos a gente tinha em torno de cinqüenta, agora tivemos noventa”, diz Sérgio.

O secretário agradece a compreensão dos produtores com as dificuldades que as condições do tempo impõem ao trabalho, “com a compreensão dos agricultores e com um pouco de dificuldade a gente está conseguindo atender os agricultores no momento certo. A gente está visitando a todos, vendo o melhor momento para fazer (a silagem), vendo aquele que está mais adiantado, aquele menos adiantado para não deixar ninguém na mão”, afirma Sérgio.

 

Apesar da dificuldade causada pelas chuvas, todos os produtores estão sendo atendidos e tendo sua silagem feita pelas máquinas da prefeitura ou terceirizadas pela administração municipal, “até o momento, até onde a gente conseguiu acompanhar, todos os agricultores fizeram e a gente está conseguindo dar sequência”, conclui Sérgio.