Saltar para o corpo principal da página

Evento em Maximiliano de Almeida marca início oficial das obras da Usina Hidrelétrica Forquilha IV

Data: 15/08/2018

Na última sexta-feira, dia 10 de agosto, a Casa de Cultura Avelino Benin, em Maximiliano de Almeida, recebeu representantes das empresas responsáveis pelo empreendimento da Usina Hidrelétrica Forquilha IV. Em um evento que contou também com a presença de lideranças políticas da região, representantes de entidades e comunidade em geral, foi oficializado o início das obras da usina.

Antes mesmo do início das obras, a energia gerada pela usina já foi comercializada por um período de 30 anos. O projeto da PCH Forquilha IV foi um dos vencedores do leilão de energia A-6, realizado pelo governo federal. O presidente da Creral, Alderi do Prado, destaca que a venda da energia no leilão é por 30 anos e foi comprada por cerca de 15 distribuidoras do país.  O valor total comercializado neste período de contrato é de R$ 287 milhões, a serem corrigidos anualmente.

Alderi, também explica que o leilão A-6 (A menos 6) quer dizer que a energia comercializada será entregue seis anos após o leilão, realizado em 2017, ou seja, em 2023. Como a previsão é de que Forquilha IV fique pronta no início de 2020, toda e energia a ser gerada antes deste prazo será vendida no mercado livre.

Para a prefeita de Maximiliano de Almeida, Dirlei Bernardi dos Santos, a construção da usina deve agregar na geração de renda no município de várias maneiras, seja pela tributação sobre os serviços durante a realização da obra, pela geração de empregos – diretos ou indiretos – ou pelo aquecimento no consumo de produtos e serviços nos estabelecimentos comerciais, fortalecido também pela chegada de trabalhadores de outros municípios.

Outro ponto que deverá ser aproveitado em benefício do município, de acordo com Dirlei, é o fortalecimento do turismo por meio da construção da terceira usina hidrelétrica em terras maximilianenses. “Hoje a economia do município é a agricultura, mas vivemos em tempos que temos que pensar também em outras ações para que o município cresça. Eu acho que junto com essa barragem vão vir coisas boas para Maximiliano de Almeida”, analisa.

A PCH Forquilha IV terá potência instalada de 13 MW e será construída entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho. O projeto obteve licença ambiental da Fepam e a outorga da Aneel.


Arrow_Owl
Gallery big 700dbea5aca64d4bd0d37eb08a4781d3
Evento em Maximiliano de Almeida marca início oficial das obras da Usina Hidrelétrica Forquilha IV.jpg