Várias modalidades esportivas são trabalhadas pelo Departamento de Esportes de Maximiliano de Almeida, recebendo cerca de uma centena de crianças e adolescentes nos treinamentos. A ação faz parte das atividades realizadas através do Projeto Esporte Para Todos, desenvolvido em parceria entre Administração Municipal e Consórcio Machadinho.
“Esse projeto é para trabalharmos com as crianças com alguma atividade esportiva, para se entreterem durante o dia e não ficarem em volta pelas ruas. Fazendo atividades esportivas e estando junto conosco estão bem cuidados, aprendendo alguma coisa”, analisa o professor Gilson Bruneto, responsável pelos treinamentos oferecidos aos jovens pelo projeto. “É muito interessante esse projeto que a gente fez. Acho que quem tem a ganhar são as crianças e o município também”, acrescenta.
De acordo com Gilson, as crianças demonstram engajamento com o projeto, já que sempre comparecem nos dias de treinamento. “As crianças vêm. No dia que acontece algum imprevisto que tem que mudar alguma coisa eles sentem muita falta. A gente tenta dar os projetos tudo certinho porque qualquer coisinha eles reclamam. Eles participam mesmo”, comenta.
O diretor do departamento de esporte, Valdir, comenta sobre a forma de dar seguimento no trabalho iniciado com os treinamentos no próprio município. Os atletas maximilianenses estão participando de uma competição em Sananduva e estão tendo bons resultados, segundo ele. “Eu sempre ressalto e converso com eles. Isso aí é um fruto do que eles estão treinando durante o ano inteiro. A gente tenta fazer as coisas sempre pelo melhor e acho que estão indo pelo caminho certo”, afirma Valdir.
Sobre a participação dos jovens atletas maximilianenses em competições fora do município, Gilson Bruneto salienta que o principal objetivo em participar dessas competições é proporcionar oportunidades às crianças. “A primeira coisa que tentamos fazer é dar oportunidade para essas crianças que talvez nunca tiveram a chance de participar de um campeonato. O objetivo nosso é dar oportunidade para essas crianças para poderem participar e cada vez mais elas terem em mente que podem ser muito valorizadas dentro do município de Maximiliano de Almeida”.
por Alex Neuhaus