Na manhã desta segunda-feira (26) ocorreu uma reunião no gabinete da Prefeita Municipal de Maximiliano de Almeida com os proprietários das agroindústrias do município. A reunião teve como objetivo falar sobre a implementação do SUSAF (Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar Artesanal de Pequeno Porte) que permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e que estejam engajados neste sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul.
Em entrevista à Rádio Interativa a Prefeita Municipal de Maximiliano de Almeida Sra. Dirlei comentou: “ O SUSAF vem abrir as portas para as nossas pequenas agroindústrias. Até então nós temos o SIM que pode ser vendido aqui no município, mas eu acho que nós precisamos ampliar e pleitear o SUSAF. Tendo o SUSAF o produtor vai poder vender em todo o Estado (…). Eu acho que isso vai abrir portas para que nós buscamos mais agroindústrias aqui no município. A gente sabe que nós temos muito potencial para isso (…). E nós como município precisamos incentivar os nossos agricultores para que consigam produzir na sua propriedade, para que consigam industrializar e levar para fora e vender os produtos aqui do município de Maximiliano”.
O Sr. Cleberson Caranhato que é um dos proprietários de agroindústria do município de Maximiliano de Almeida falou sobre o próximo passo para implantação do SUSAF: “Agora a gente vai mandar um ofício para Secretaria do Estado pedindo a implantação do SUSAF. Eles vão mandar para nós um check list. A gente vai ver o que precisa, o que não precisa para a área de documentação e vamos colocar em prática (…). Esse sistema o SUSAF vai abrir fronteiras para nós donos de agroindústrias. A gente vai poder mostrar que o nosso município de Maximiliano de Almeida tem capacidade de fazer um produto bom, que a gente vai poder vender em todo o Estado”.
Ouça abaixo entrevista com a Prefeita Dirlei e o Sr. Cleberson Caranhato:
por Silmar Luiz Biscato