Saltar para o corpo principal da página

Inspeção Federal deve agregar renda às famílias de produtores maximilianenses

Data: 17/06/2016

Inspeção Federal deve agregar renda às famílias de produtores maximilianenses

 

A Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida disponibiliza aos produtores rurais do município, os serviços de um profissional veterinário que acompanha o trabalho das agroindústrias e orienta para a obtenção do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O selo de inspeção nacional permitirá que os produtores do município industrializem sua produção e comercializem em outros estados na federação. “A gente vem desenvolvendo um trabalho dentro das agroindústrias. Estamos em busca do SISBI para adequar o município para que ele (município) possa crescer e ser desenvolvida esta parte da produção, para que os produtos possam ser vendidos para fora do estado”, esclarece Simone Deveras, veterinária responsável pelo trabalho de inspeção junto às agroindústrias do município.

Os produtores que alcançarem esta certificação certamente terão a renda da família ampliada, já que haverá uma melhora nas condições de comercialização dos produtos industrializados.  De acordo com Simone, a melhoria das condições de vida no campo deve também favorecer a permanência dos jovens nas propriedades rurais. “A intenção é que os jovens permaneçam nas agroindústrias. Se a gente conseguir o SISBI abrindo as portas para os produtores eu acredito que vai permanecer mais gente na agricultura e o crescimento vai ser para todos”, enfatiza.

O caminho a ser percorrido pelos proprietários de agroindústrias deve seguir um cronograma, com cada passo sendo dado no momento correto. A princípio, os produtores estão recebendo orientações para adequar suas atividades às exigências da legislação. “Neste primeiro passo, estamos fazendo um acompanhamento dentro das agroindústrias. A gente vai lá, conversa, orienta o produtor e depois sim, vai ser feita toda a adequação, mas o primeiro passo é a orientação até que se instale o SISBI no município”, frisa Simone.

 

Os produtores que ainda não têm uma agroindústria e se interessarem em industrializar sua produção devem procurar a equipe da Secretaria de Agricultura ou da EMATER, e desta forma obter as informações necessárias. “Podem procurar por mim ou pelo Ivan, tem o pessoal da EMATER que também está dando um suporte. A gente faz um projeto e apresenta aos produtores, mostra custos e benefícios, tudo o que eles precisam pra saber se vale a pena ou não. Mas com certeza a gente está aqui para ajudar e prestar o apoio necessário”, conclui Simone.


Arrow_Owl
Gallery big d449ab535f617c46239d5a9f29ab4612
DSC00123 (Copiar).JPG