Saltar para o corpo principal da página

Escola Monteiro Lobato trabalha reestruturação do ambiente escolar com apoio de pais e alunos

Data: 04/05/2016

Escola Monteiro Lobato trabalha reestruturação do ambiente escolar com apoio de pais e alunos

 

Uma atividade alternativa no processo educacional diferencia o olhar dos alunos e pais com relação ao ambiente que a escola proporciona. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato iniciou neste primeiro semestre do ano letivo de 2016, mais uma etapa do Programa União Faz a Vida, na qual serão melhorados os ambientes que os alunos frequentam fora de sala de aula.

O projeto visa envolver tanto alunos quanto pais e corpo docente da escola. Tudo com o auxílio dos profissionais que prestam orientação através do Programa União Faz a Vida, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Fundação Sicredi.

De acordo com o Diretor Juvelino Lourenço, a decisão de se desenvolver o trabalho na melhoria do ambiente escolar se deu através de conversa com os alunos. “Os temas foram colocados em relação a como nós trabalharíamos em 2016 e as crianças optaram em desenvolver um trabalho voltado à escola”, declara.

Para o andamento do trabalho ao longo do semestre foram definidas diversas atividades alternativas e palestras. Já no último dia 26 de abril (terça-feira), profissionais da EMATER  estiveram na escola prestando orientações sobre poda de árvores, tanto as frutíferas quanto as ornamentais que servem para sombreamento. “A gente foi convidado pelo Professor Juvelino, também diretor da escola, para estar levando algumas informações sobre poda aos alunos. Como a gente não está num período adequado para a poda de frutificação, nós levamos algumas informações gerais a respeito de poda”, comenta Bruno Menegussi, Engenheiro Agrônomo da EMATER. A Extensionista Elenice também esteve presente na escola falando sobre a importância de se consumir frutas, tanto in natura quanto em forma de sucos. “A colega Elenice também esteve presente na escola levando informações sobre os motivos para o consumo de frutas e os benefícios que elas podem proporcionar à saúde”, acrescenta Bruno.

A participação dos pais se dará com o apoio na construção dos brinquedos que ficarão à disposição dos alunos nas áreas externas às salas de aula. “Nós vamos trabalhar principalmente com o aproveitamento de materiais que estão lá nas propriedades e os pais se propuseram até em participar na construção dos brinquedos que ficarão à disposição no dia a dia para as crianças”, esclarece Juvelino.

 

Com o desenvolvimento do projeto, o ambiente escolar deve se transformar em um local atrativo para as crianças, aproximando também os pais ao processo de ensino.


Arrow_Owl
Gallery big f28f139f2cea710cab59adc196053f37
FOTO - MATÉRIA ESCOLA MONTEIRO LOBATO.jpg