Saltar para o corpo principal da página

Controladora Interna comenta sobre suas funções junto a Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida

Data: 22/03/2016

Controladora Interna comenta sobre suas funções junto a Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida

Atendendo a exigências legais, a Administração Municipal de Maximiliano de Almeida abriu concurso em 2015, para seleção de profissional que passaria a exercer a função de Controladoria Interna. A partir de então, a função vem sendo desempenhada por Suzana Lamperti que comenta sobre as principais atribuições de seu cargo.

“O Controle Interno realiza a fiscalização e o acompanhamento dos atos da administração pública, visando diminuir erros e otimizar o trabalho para que fique em consonância com os ditames constitucionais”, esclarece Suzana.

Existe, de acordo com Suzana, uma diferenciação nas funções exercidas pelo Controle Interno e pelo Controle Externo que é realizado pelo Tribunal de Contas. “O Controle Externo é que tem a função principal de realizar uma fiscalização mais de detecção de erros e ilegalidades. Isso não significa que o Controle Interno não vá buscar tomar ciência de um eventual erro ou ilegalidade que venha acontecendo no município. Eu tenho o dever, assim como os demais servidores, mas isso é inerente a minha função, de se descoberto algum erro ou alguma fraude, comunicar o Tribunal de Contas sob pena de responsabilidade solidária. O principal objetivo do meu trabalho é auxiliar a administração na busca dos resultados mais eficientes”, frisa Suzana.

De acordo com Suzana, um aspecto importante e que garante o desenvolvimento de suas funções com imparcialidade é que não tem nenhuma ligação política com os gestores públicos, já que sua contratação foi feita depois de ter passado por concurso público. “Um servidor efetivo trabalha imparcialmente, ele busca realizar seu trabalho sem as preocupações que outro servidor possa ter”, enfatiza.

 

Suzana também faz questão de frisar a forma como ficou sabendo da vaga disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida, já que é de Erval D’oeste e não possuía nenhum vinculo com o município. “Acho bom eu deixar claro o modo como tomei conhecimento do concurso. Eu realizo vários concursos e tomei conhecimento deste através de um site específico para concursos. Eu acho muito importante deixar claro que eu não tenho ligação nenhuma com questões políticas”, declara. Para Suzana esta situação demonstra a imparcialidade e neutralidade do concurso público do qual ela participou.


Arrow_Owl
Gallery big 09e8e30abee8c18c4a3f7e038732c800
SUZANA CONT. INTERNO.jpg