Saltar para o corpo principal da página

UBS em Maximiliano de Almeida está em fase de conclusão

Data: 15/10/2015

UBS em Maximiliano de Almeida está em fase de conclusão

A saúde pública de Maximiliano de Almeida receberá em breve, um grande reforço na estruturação física. A UBS (Unidade Básica de Saúde) deve ser disponibilizada aos munícipes em alguns meses.

De acordo com a Prefeita Lenir Moterle Bessegato, a obra está em fase de conclusão. “Eu acredito que demore em torno de uns dois meses ainda (previsão de conclusão). Ela (UBS) está em fase de conclusão”, comenta Lenir. A prefeita pondera que também são necessários ainda, os equipamentos para que a unidade entre em funcionamento. “A gente depende também ainda, dos equipamentos para pôr em funcionamento esta Unidade Básica de Saúde”, observa.

A área da saúde é prioridade na administração municipal e dentre os investimentos feitos na área está o amparo financeiro à Fundação Hospitalar São José. Mensalmente são repassados R$ 41.000,00 à instituição. “O município repassa mensalmente ao hospital, o valor de R$ 41 mil”, esclarece.

Para Lenir, além de se tratar de uma prioridade a manutenção do hospital em funcionamento, os investimentos também representam aumento de atividades desenvolvidas pela instituição e oferecidas à comunidade. “Tudo o que o município repassa de valor para o hospital a gente tem em contrapartida a prestação de serviços. É isso que a gente quer, que a gente anseia, que a população tenha o melhor atendimento possível. Por isso o município investe no hospital, porque sabe da necessidade que há de manter o hospital em funcionamento para que a população tenha um bom atendimento”, enfatiza.

Apesar de o Hospital São José ser gerido por uma sociedade privada, a administração interfere no sentido de auxiliar na resolução dos problemas, porém o poder público encontra limitações para intervir neste sentido, segundo Lenir. “A adminsitração municipal tem se empenhado muito na questão do hospital. Nós temos repassado recursos, mas o município também tem suas limitações, tem que observar as leis porque tem limite para tudo. Como o hospital não é nem filantrópico, ele é privado, o município pode chegar até um certo ponto”, esclarece Lenir.

A prefeita foi enfática ao analisar o comportamento de pessoas que manifestam opiniões sem o conhecimento da verdade e do real funcionamento das instituições. “Nós estamos numa democracia e cada um tem o direito de se manifestar da forma que acha que deve, só que muitas vezes, certas manifestações acabam provocando polêmica e muitas pessoas talvez tenham realmente intenção de provocar estas polêmicas e colocar inverdades”, considera. A chefe do executivo refere-se a declarações de cidadãos que afirmavam que o hospital fecharia suas portas e estaria em contagem regressiva, o que não se confirmou.

 

Ao fazer uma breve análise da qualidade dos serviços em saúde pública oferecidos pela administração pública à comunidade, Lenir se diz satisfeita com a evolução construída ao longo dos anos. “A gente se sente satisfeito pela evolução que nós tivemos desde o ano de 2009 até os dias de hoje, nós evoluímos muito na Secretaria de Saúde e isto é gratificante para quem está na administração, apesar das dificuldades que se tem”, conclui.


Arrow_Owl
Gallery big b706d372e39bb4604afad544136aa93a
UBS - MAX..JPG