Saltar para o corpo principal da página

Maximiliano de Almeida recebe instalação de Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos

Data: 29/09/2015

Maximiliano de Almeida recebe instalação de Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos

Graças a uma parceria firmada entre quatro municípios da região, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga e Machadinho, está sendo construída uma usina de reciclagem no município de Maximiliano de Almeida. A construção está em estágio avançado e com previsão de conclusão para o final de 2015.

A obra proporcionará grande avanço na destinação correta e reciclagem dos resíduos gerados pela população destes municípios e consequentemente na melhoria da qualidade do meio ambiente, porém também demanda de conscientização da comunidade no sentido de separar adequadamente o lixo para a posterior coleta feita pelo caminhão do lixo. “Não precisamos  esperar que a usina esteja pronta para separar este material. É compromisso do cidadão de Maximiliano de Almeida, é o nosso dever”, diz Lorien Refosco, bióloga que presta serviços à Prefeitura Municipal. “A prefeitura está cumprindo com o dever dela de construir a usina, buscar os financiamentos e materiais necessários para construir a usina, cabe a nós moradores, separarmos o lixo e entregar ele da melhor forma possível”, ressalta Lorien.

Alguns cuidados, além da separação adequada do lixo, melhoram o trabalho eficiente da destinação e coleta dos resíduos, segundo Lorien. “Vamos começar lembrar de entregar o lixo na hora correta. ‘Se o caminhão passa na minha casa às 6h, 7h da noite eu não preciso colocar o lixo às 8h da manhã’, uma cidade limpa é sinônimo de um povo educado, de um povo consciente”, destaca Lorien.

Lorien lembra aos munícipes maximilianenses que existem regras que os moradores precisam cumprir quanto à destinação dos resíduos gerados em suas residências, por isso, é necessário que os hábitos comecem a ser adequados desde já, para que não ocorram transtornos com multas futuras. “Neste primeiro momento em que a usina ainda está em obras, vamos começar a separar direitinho este material para que quando chegue o momento da abertura e funcionamento não haja um atropelo de informações”, destaca. “Vai chegar o dia em que a separação correta do lixo vai ser cobrada e se ela não existir este resíduo vai ficar na nossa casa, então vamos nos adaptando gradativamente. Quem nunca perdeu este hábito de separar está de parabéns e para quem meio esqueceu, a gente está aqui na prefeitura para informar e orientar para mais tarde não haver multas, não haver problemas. A usina vem para resolver um grande problema nosso que é o destino final dos resíduos”, analisa.

 

Lorien destaca a importância dada ao meio ambiente pela administração pública municipal de Maximiliano de Almeida, que segundo ela, dá prioridade a esta questão. “A prefeitura sempre é parceira, sempre foi amiga do meio ambiente e continua sendo, isto é muito bom. Meio ambiente, aqui é prioridade e isto nos deixar muito contentes por que os trabalhos prosperam”, conclui.


Arrow_Owl
Gallery big 729eb909cb0c7b8ff7b9f013df2f72eb
USINA - JORNAL.JPG