Saltar para o corpo principal da página

Secretário de Assistência Social de Maximiliano de Almeida avalia Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 03/09/2015

Secretário de Assistência Social de Maximiliano de Almeida avalia Conferência Municipal de Assistência Social

O Secretário Municipal de Assistência Social de Maximiliano de Almeida, Luimar Macanan faz uma análise sobre a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no município no último dia 28 de Julho.

Chamou atenção o grande público que compareceu à Casa de Cultura Avelino Benin, de acordo com o secretário, aproximadamente 150 pessoas compareceram à conferência. “Tivemos a participação de um número bastante expressivo de pessoas, em torno de 150”, declara.

Luimar enfatiza a importância da conferência para que os cidadãos entendam melhor a forma como funcionam os serviços prestados pela assistência social no município. “Neste dia foi apresentado a todos como era antes o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o pessoal teve a oportunidade de ver um vídeo onde a gente colocou como era antes, como funcionava a antiga LBA e como é hoje o sistema de assistência social. Também foi apresentado, todos os que estiveram presentes tiveram a oportunidade de ver aquilo que a gente está fazendo como Secretaria de Assistência Social e o CRAS também colocou os trabalhos que está fazendo, os projetos que estão sendo desenvolvidos”, comenta.

A comunidade também teve a oportunidade de conhecer mais detalhadamente na conferência, a forma como a legislação determina os trabalhos assistenciais prestados nos municípios. “As vezes as pessoas tem uma visão diferente daquilo que é a assistência social, vêem como uma secretaria que faz doações para as pessoas. Os tempos mudaram e as leis também vem se aperfeiçoando, hoje a assistência tem que ser vista de forma diferente. As famílias que a gente acompanha, através do CRAS também, participam dos projetos e são criadas condições para que elas saiam das situações de vulnerabilidade que estão passando”, salienta Luimar.

Na conferência também foram escolhidos os delegados que se encarregarão de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e representar o município nas conferências estadual e nacional.

Uma das principais atividades desenvolvidas na conferência foi a escolha das prioridades para os serviços de assistência social nos próximos dez anos. O próximo passo é levar estas demandas levantadas no município para a conferência estadual e posteriormente para a conferência nacional. “A gente fez uma triagem das sugestões que o pessoal colocou para nós, estamos enviando para o estadual e lá no dia da conferência do estado, o pessoal vai analisar estas sugestões que nós enviamos. O estado também vai fazer uma seleção depois de ouvir opiniões de todos os municípios, depois vai enviar para a conferência nacional e a partir desta conferência vai ser definido o que é prioridade para o Sistema Único de Asistência Social para dez anos, até 2026”

Luimar comenta que, apesar dos serviços relevantes prestados pela Secretaria de Asistência Social e pelo CRAS, não se pode fazer tudo o que é necessário e que se gostaria, já que existem algumas limitações que precisam ser consideradas. “A questão financeira é a parte que mais impacta, com certeza a vontade da gente era fazer muito mais, mas temos um orçamento e temos que trabalhar dentro dele. O CRAS também recebe um valor mensal e temos que trabalhar dentro desse valor”, esclarece.

 

O secretário conclui dizendo que “foi muito proveitoso, a gente pôde colocar aquilo que é e ouvir o que as pessoas estão pensando do serviço da assistência social. De minha parte só tenho que agradecer a população e se colocar a disposição da população para atender a todos da melhor forma possível.” 


Arrow_Owl
Gallery big bded6769638829e6450ebdb342ddccdb
DSCF5037.JPG