Saltar para o corpo principal da página

Projetos do CRAS promovem inclusão social em Maximiliano de Almeida

Data: 02/08/2015

Projetos do CRAS promovem inclusão social em Maximiliano de Almeida

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Maximiliano de Almeida desenvolve vários projetos visando sempre potencializar as capacidades das pessoas que participam das atividades.

O que se vê nos usuários é uma sensível evolução em autoconhecimento e autoconfiança. “O melhor de tudo é que você está acompanhando as pessoas e vendo este desenvolvimento acontecer a cada dia. Algumas pessoas entraram aqui, não tinha quem lidasse com a vida delas, no final de tudo, bem trabalhado, com a equipe do CRAS toda unida a gente conseguiu fazer um trabalho com essa pessoa e saiu daqui ‘outra’. As crianças também chegam aqui muitas vezes agitadas e saem daqui com a cabeça diferente na visão sobre o mundo lá fora”, comenta Pablo Costa, facilitador dos projetos do CRAS.

Os públicos que participam dos projetos são diversificados, desde crianças até a melhor idade desenvolvem atividades de canto, dança, aulas com instrumentos, educação física, entre outras. “A gente tem alunos que se empenham, ensaiam, treinam em casa e querem fazer, querem mudar. A gente vê e se orgulha muito destas pessoas por valorizarem nosso trabalho”, comenta Pablo. Um dos métodos para estimular o ensino é a separação das turmas de acordo com o desempenho, especialmente nas aulas com instrumentos e música.

Os usuários com deficiências físicas também recebem atenção especial dentro dos projetos, eles integram os chamados PCDs. “Na parte dos PCDs que são as pessoas com deficiências também é tirado um tempo extra para poder atender estas pessoas”, destaca Pablo.

Além das aulas convencionais, os projetos trabalham temas transversais, “são os temas que trabalham mais com a parte de escola no sentido psíquico. A gente separa alguns temas por mês e trabalha. Trabalhamos preconceito, trabalhamos auto-avaliarão, trabalhamos estes temas que podem trazer um bem, um meio que faça bem pra eles, tirar as pessoas das vulnerabilidades das ruas”, destaca Pablo.

Ao fazer sua avaliação sobre a utilidade dos projetos para a comunidade maximilianense, Pablo destaca sua confiança nos benefícios trazidos aos usuários e a sociedade em geral. “Na minha opinião estes projetos do CRAS são muito importantes para a nossa cidade porque tiram os usuários da maldade que tem ao redor do mundo trazendo elas para cá, dando um espaço de conforto, de aconchego, de carinho, proporcionando realmente coisas boas”, afirma.

 

Interessados em fazer parte dos projetos desenvolvidos pelo CRAS devem conversar com a equipe técnica do órgão.


Arrow_Owl
Gallery big 873fa1b50054506f749276e1cffb8d20
ASSISTÊNCIA PABLO.jpg